Manaus – Metrópole da Amazônia

Manaus – Metrópole da Amazônia

Com 1,7 milhão de habitantes, Manaus é a oitava cidade mais populosa do Brasil e metrópole da Amazônia. Durante o ciclo da borracha, Manaus ganhou notoriedade por ser uma das primeiras cidades brasileiras a ter infra-estrutura urbana, desde luz elétrica, tratamento de água e esgoto, serviço de bondes elétricos, galerias pluviais, prédios luxuosos que reproduziam o estilo arquitetônico europeu e até a primeira Universidade do Brasil (fundada em 1910). A partir da instituição da Zona Franca de Manaus, em 1967, a cidade começou a receber indústrias e trabalhadores imigrantes, passando a transformar-se na quarta cidade mais rica do País. Desde o final dos anos 90, Manaus investiu mais no turismo, ampliando a sua infra estrutura, restaurando espaços públicos e treinando funcionários e o que fez com que a cidade viesse a se tornar um dos destinos turísticos mais fascinantes do Brasil.

Ao longo da cidade é possível encontrar muitos atrativos, o Teatro Amazonas, monumento lendário da época da borracha e sede de um festival de ópera anual, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, o Museu do Índio, e a região do Porto de Manaus, nas margens do impostante Rio Negro, que em alguns trechos chega até 23km de uma ponta a outra. A cultura amazonense é um misto de heranças indígenas, européias e nordestinas, o que confere a cidade um perfil bastante particular. Os visitantes podem apreciar um leque variado de eventos culturais oferecido por Manaus ao longo do ano, como o Carnaval de Manaus – que acontece no maior sambódromo do país, o Festival Amazonas de Ópera (em abril), o Festival Amazonas Jazz (em julho), e o tradicional Boi – Manaus (em outubro), vários passeios, como o que leva ao encontro das águas dos Rios Negro e Solimões, bares, praias fluviais, shoppings e muito agito noturno.  Manaus conta com um amplo parque hoteleiro, inclusive redes internacionais, e restaurantes de categioria, conceituados para o deleite dos visitantes.

Durante a década passada, Manaus vem se destacando como porta de entrada à Floresta Amazônica, berço da maior biodiversidade do planeta. A região de Manaus oferece uma ampla gama de hoteis de selva jungle lodges, que possibilitam aos visitantes a conhecer a mata tropical intocada, com comforto e segurança. Aqui é possível sentir a natureza com toda sua diversidade, e de relaxar ouvindo o som dos pássaros sem ser incomodado pelo barulho característicos dos grandes centros urbanos. O acesso aos hotéis de selva é feito por barcos, pois a sua maioria fica localizada nas margens do Rio Negro, onde a acidez natural das águas escuras desse rio impossibilita a proliferação de mosquitos. Os pacotes incluem as acomodações, refeições e guias nativos, que estão sempre solícitos em dividir os segredos da floresta.